quinta-feira, 6 de junho de 2013

1) O que é aprendizagem?  É a troca de conhecimento entre aluno e professor.

2)Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto? Aprendizagem por projetos parte dor professores , coordenação pedagógica já o ensino por projetos parte dos alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação, a aprendizagem não é a mesma pois a aprendizagem por projeto é a Transmissão do conhecimento e o ensino por projeto é a construção do conhecimento.


3)Como se inicia um projeto para aprender? Inicia-se o projeto para aprender através de pesquisas, o, indagando, investigando, muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias. Iniciam-se então as negociações, as trocas que neste processo são constantes, pois a cada ideia  a cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas, replanejadas.

4)Com que idade o aluno pode começar? É possível desenvolver aprendizagem por projeto com crianças da 1a à 4a série, por exemplo.

5)E os currículos? Como ficam? O projeto é do aluno, ou de um grupo de aprendizes. Se os projetos são dos alunos, então são projetos diversificados porque 40 alunos não pensam da mesma maneira, não têm os mesmos interesses, e não têm as mesmas condições, nem as mesmas necessidades. A grande diferença, na escola, é um currículo por projetos dos alunos.


6)Como fica, então, o papel do professor? O professor tem como papel de investigar e trazer as crianças temas abordados pelos alunos , pois cada vez mais os alunos trazem grande quantidade de informações sobre diversos assuntos e temas.

7)E o aluno? Como aprende? O aluno aprende através da busca por informações, e também precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento. Não há interesse em registrar se o aluno retém ou não uma informação, aplicando um teste ou uma “prova” objetiva, por exemplo; porque isso não mostra se ele desenvolveu um talento ou se construiu um conhecimento que não possuía, e busca de soluções para as questões que estão sempre surgindo num ambiente enriquecido configura a atitude e a conduta de verdadeiros pesquisadores. 


Como administrar a mudança na escola? É fundamental que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados. A realização de ações conjuntas e coordenadas entre direção, orientação, supervisão e docentes fortalece e enriquece a mudança, auxilia na sensibilização da comunidade e da família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário